Acabou a Liga Mundial, mas ainda tem muita seleção brasileira nos Jogos Militares!

Nathália Farias . @nath_fv

E ai galera? Bom, não sei se vocês estão por dentro, mas entre os dias 22 e 31 de Julho e de 3 a 11 de Agosto, acontecem, no Rio de Janeiro o 33º Campeonato Mundial Militar de Voleibol Masculino e o 15º Campeonato Mundial Militar de Voleibol Feminino. Doze seleções disputarão as medalhas na modalidade masculina e oito na feminina, e são esperados por volta de 350 militares representados por países dos 5 continentes.

5o Jogos Militares do CSIM no Rio de Janeiro - Volei Masculino:  Brasil x Qatar
Seleção brasileira militar em quadra. Foto: Estúdio Prado/ Bruna Frame

A seleção brasileira estreou ontem, com vitória, contra a equipe da Tailândia. Foram 3 sets a 0 (parciais de 25/19, 25/20 e 25/23), sendo o bloqueio e o ataque da seleção amarelinha os destaques na partida. Daí me surgiu aquela dúvida, qual é a história desse campeonato? Qual a história dos Jogos Mundiais Militares? E o nosso amado vôlei? Pois bem, o Linha te conta tudinho!

Os Jogos Mundiais Militares foram criados pelo o Conselho Internacional de Esportes Militares, mais conhecido como CISM. Em 1948 o CISM começou a organizar competições isoladas de esportes militares. Até que em 1995 surgiu a ideia de se realizar Jogos Mundiais Militares, uma espécie de Olimpíada, para comemorar o 50º aniversário do fim da II Guerra Mundial. Desde então são disputados de quatro em quatro anos, sempre no ano anterior aos Jogos Olímpicos.

Roma foi a cidade que recebeu a primeira edição dos Jogos Mundiais Militares. A cerimônia de abertura foi realizada no Estádio Olímpico e os 4 mil atletas de 93 países receberam as bênçãos do Papa João Paulo II. Os Jogos seguintes foram disputados em 1999, na cidade croata de Zagreb. Sete anos antes o país havia sido declarado independente da antiga Iugoslávia após uma batalha sangrenta contra os sérvios.

Em 2003 houve uma pequena zebra, porque Madri seria a sede dos terceiros Jogos, mas a capital espanhola desistiu e a competição voltou a ser realizada na Itália. Coube à Catânia abrigar o evento aos pés do vulcão Etna. Em 2007, os Jogos Mundiais Militares saíram da Europa pela primeira vez e desembarcaram na Índia, na cidade de Hyderabad. Foram quase 5.000 atletas de 101 países. A mascote da competição era um bisão chamado “Bravo”.

Em 2011, veio a grande vitória da candidatura do Rio de Janeiro para sediar os Jogos Militares que foi, em grande parte, fruto do Pan Americano ocorrido em 2007. A preparação da cidade para receber aquela competição teve um papel decisivo no Duelo contra a turca Istambul. E o Brasil venceu essa disputa recebendo o 5º Jogos Mundiais Militares. O Brasil foi o grande vencedor desta quinta edição, com quarenta e cinco medalhas de ouro, trinta e três de prata e trinta e seis de bronze, o anfitrião dos jogos do Conselho Internacional do Esporte Militar ficou em primeiro no quadro geral de medalhas, seguido pela China, com trinta e sete medalhas de ouro, vinte e oito de prata e trinta e quatro de bronze. A Itália ficou em terceiro. Polônia e França ficaram na quarta e quinta posições, respectivamente.

No total, cento e onze países participaram dos jogos. Para o Presidente da Comissão Desportiva do Brasil, o vice-almirante Bernardo Gambôa, o planejamento brasileiro foi fundamental para o resultado inédito. Já para o chefe da delegação brasileira, os Jogos Mundiais Militares, sediados pela primeira vez no Brasil, serviram de preparação para as Olimpíadas, tendo como certo que os Jogos Mundiais Militares do Rio de Janeiro foi um sucesso.

Pois bem, agora sobre o Campeonato Mundial de Volei do CISM sabemos que tudo começou no ano de 1961 e foi realizado no Irã, o 1º Campeonato Mundial Militar Masculino do CISM com a participação de seis países apenas que foram: Bélgica, Estados Unidos, França, Irã, Iraque e Holanda.

Em 1979, o Brasil participou pela primeira vez do Campeonato Mundial Militar Masculino, realizado na Grécia. Já a primeira participação feminina ocorreu somente em 1987, na Turquia, com a participação de quatro países: Estados Unidos, Marrocos, Holanda e Turquia.

Dentre todas as edições disputadas, a realizada na Alemanha, em 1992 estabeleceu uma importante marca que permanece até os dias atuais: o recorde de participação, com a presença de dezesseis países. Contudo, desde o primeiro campeonato até os dias de hoje, o voleibol vem se consolidando como um dos esportes de maior participação dentro do CISM destacando-se pelo alto nível técnico das competições.

Após esta primeira participação em 1979, os militares brasileiros voltaram a defender as cores de nossa bandeira em outras 08 (oito) edições: 1981, 2001 (3o lugar), 2002 (6o lugar), 2003 (6o lugar), 2007 (5o lugar), 2008 (4o lugar), 2009 (2o lugar) e 2011 (1o lugar).

Nossas mulheres, por sua vez, fizeram sua estreia em mundiais do CISM nos Estados Unidos, em 2010, na 12ª Edição do Campeonato Mundial Militar Feminino. Já em sua primeira participação a equipe militar brasileira

sagrou-se campeã mundial militar. Após esta conquista, a equipe brasileira voltou às quadras outras 02 (duas) vezes, 2011 e 2012, vindo a sagrar-se campeã mundial em ambos os campeonatos.

A importância do voleibol como um dos esportes mais coletivos disputados até hoje, segue contribuindo para o desenvolvimento de diversos atributos indispensáveis aos militares: capacidade de trabalho em equipe, liderança e iniciativa, além de permitir o congraçamento entre os países e a “Amizade através do Esporte”.

E então, vocês vão ficar fora dessa? Acho que não né? Vamos Brasil, vamos ganhar mais uma medalha! Então, acompanhe aqui no Linha que traremos mais notícias desse Campeonato e do nosso vôlei que é e sempre será Campeão, pelo menos em nossos corações!

Anúncios

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s