Troca-troca de seleções: as tentativas de naturalização no vôlei

Mariana Miquelino . @marianagermana

A identidade nacional virou pauta do vôlei brasileiro nos últimos tempos. Se, por um lado, a campeã olímpica Mari cogitava a ida para a seleção alemã, por outro, representantes da CBV cobiçavam naturalizar o cubano Leal.

A mistura de sangue brasileiro e sangue alemão está estampada em nos passaportes de Mari. Foto: David Abramvezt
A mistura de sangue brasileiro e sangue alemão está estampada nos passaportes de Mari. Foto: David Abramvezt


Marianne Steinbrecher, 30, mais conhecida pela torcida brasileira como Mari, nasceu em São Paulo, mas, devido à descendência germânica, é possuidora de dupla cidadania. Afastada da seleção verde e amarela desde 2012, Mari afirma que vem sendo sondada constantemente pelos dirigentes da equipe nacional alemã acerca da possibilidade da troca de bandeiras. Com todas as condições legais para a mudança, a ponteira, em entrevista ao site da Globo, diz que fica insegura com a precariedade estrutural do país em relação ao vôlei:

“O técnico da Alemanha, Giovvani Guidetti, é bem amigo meu. Ele falou que ele queria muito me convocar. Mas não deu certo por alguns detalhes burocráticos. Há mais de dois anos a Alemanha está tentando me levar para jogar. Mas lá tem uma dificuldade muito grande de verba e de estrutura no vôlei alemão. Falta estrutura lá. Eles jogam praticamente por amor à pátria. E o meu amor à pátria não é alemão. Da minha parte ainda não tem essa vontade de jogar pela Alemanha, mas se um dia isso despertar em mim, eu vou sem problemas. Pelo período, eu já poderia jogar até o Mundial e o Europeu, mas teria que ficar muito tempo lá na Alemanha. Eu teria que ficar muito no centro de treinamento. Teria que ser criada uma estrutura toda para eu viver e treinar, e isso ficaria muito caro para eles: carro, estrutura e uma grana por mês. Na Alemanha, o vôlei é o oitavo ou décimo esporte. O investimento ainda é pequeno por lá.”

Quando questionada se ainda tem esperanças em relação à seleção brasileira, Mari diz que esse não é o seu foco no momento e que estaria priorizando a sua atuação no Molico Nestlé e os cuidados físicos, principalmente por conta do histórico de lesões:

“Estou numa boa comigo mesmo (sic). Estou podendo me cuidar, algo que não tive nesses anos todos de seleção. Se tiver uma convocação, eu vou pensar com amor e carinho. Mas hoje estou focada muito mais no meu clube.”

A sua despedida – ainda que temporária – da seleção brasileira foi bastante controversa: cortada por Zé Roberto Guimarães da equipe às vésperas das Olimpíadas 2012 sob a justificativa de que sua postura não condizia com a do grupo, Mari criticou o treinador abertamente na mídia. Desde então, os dois ainda não dividiram espaço em um mesmo time.

Com excelente atuação pelo Sada Cruzeiro, Leal é cobiçado pela CBV para a seleção brasileira. Foto: Blog O Tempo
Com excelente atuação pelo Sada Cruzeiro, Leal é cobiçado pela CBV para a seleção brasileira. Foto: Blog O Tempo

Enquanto Mari pensa em sair do país, os dirigentes da CBV demonstraram interesse em importar um jogador para a nossa seleção. Com o início ruim da equipe brasileira na Liga Mundial, correram boatos sobre a tentativa de naturalizar o cubano Yonady Leal, 24, atual ponteiro do Sada Cruzeiro, para que ele pudesse defender a amarelinha também. O pedido teria sido feito por Bernardinho. Afastado da seleção de seu país desde 2010, a temporada 2014/15 será a terceira de Leal aqui no Brasil. A FIVB – Federação Internacional de Vôlei – teria sido consultada acerca do impasse e, por motivos ainda não esclarecidos, teria negado o pedido. A tentativa de naturalização teria sido motivada pela carência atual de um ponteiro passador com atuação mais regular.

Deixe seu comentário!

