Posso provar que o problema da seleção não é o Mario Jr.

Mayara Rufino | @capitolinda

Hoje revi o duelo Brasil e Polônia, que aconteceu na tarde de sexta (20), em que o time da casa fez 3 sets contra 1 da seleção brasileira. Assisti o reprise porque no momento do jogo pouco me apego aos detalhes, afinal, antes de ser uma componente do Linha das 5, sou torcedora da seleção. Agora sim, com as ideias acertadas, sinto a vontade para escrever o que vi. Bom, meninas e meninos, a culpa não é do Mario Jr.

A seleção do tetra na Copa dos Campeões, na temporada passada. SIM, Mario Jr, está nela e não é photoshop. Foto: FIVB

A imagem a cima é o retrato da conquista do tetracampeonato da seleção masculina na Copa dos Campeões, no ano passado, no Japão. O Brasil havia vencido a Itália por 3 sets a 2. Os russos ficaram em segundo lugar e os italianos em terceiro. Então, o que diferencia da seleção vencedora da Copa dos Campeões da que atualmente, amarga a sexta derrota de nove jogos na Liga Mundial? Praticamente NADA. Como vocês podem ver, o grupo que disputou os campeonatos na temporada passada não mudou muito para que disputa hoje: temos a mesma comissão técnica, Lucarelli, Sidão, Lucas Lóh, Lipe, Wallace, Maurício (ponteiro), Bruno, Rapha, Éder, Lucão…. e Mário Jr. Não, não tínhamos Serginho, nem Giba, nem Murilo nos tempos áureos. Mas sim, passamos pela Itália e sim, pela Rússia.

E não, não vamos ter Giba, Serginho e o Murilo dos tempos áureos. Temos, sim, um Murilo que passou por uma cirurgia recente. Temos um Lucarelli, que não é um Giba, mas que acabou de completar 22 anos. Isso mesmo, 22 anos. O “boom” do “Giba Neles” e da parceria, ora com Dante, ora com Murilo, foi lá pelos seus 25 anos. O ouro olímpico de Giba foi aos 28 anos! Lucarelli é bom. O que não é a comparação, a pressão em cima do atleta e a parceria com Mario Jr.

Com os últimos resultados da seleção, posso escrever as próximas palavras sem receio algum: o problema é psicológico. “Ah, Vissotto é mais técnico com Wallace mimimi”. Realmente não entendo a convocação de Vissotto. É desengonçado, queima linha, encara bloqueio armado. Tem 2 metros e tantos centímetros e eu prefiro o 1 metro e os 99 centímetros de Wallace. O último, ao menos, não é apático. E realmente acredito que há opostos no Brasil que poderiam ser testados além de Theo e Vissotto. Apesar de achar Theo melhor que o último. Também acredito que há líbero além de Mário Jr. para ser ao menos testado nesse Brasil enorme.

Testados, minha gente. Não digo que reformular o time seja a única solução, até porque como disse antes, essa seleção é capaz. Também não compreendo o não aproveitamento de Isac. O gigante tem tanto potencial quanto Lucarelli, se duvidar mais. Sidão e Lucão não bloqueiam. Falta de trabalho não é: os meninos, mesmo quando estão no Brasil, nem veem a família e vão direto para Saquarema. Nessa última semana treinaram pesado. Tenho medo da responsabilidade que colocam em cima de Lucarelli e como isso pode atrapalhar sua carreira. Também me assusta o pouco caso com o talento de Isac.

Hoje, às 14:30, o Brasil enfrenta novamente a Polônia pela Liga Mundial, e tem pouquíssimas chances de classificação: os comandados de Bernardinho estão na lanterna no grupo A (os últimos colocados de cada chave não se passarão para a próxima etapa) e tem dois jogos a mais que o Irã e a Polônia. A Itália, por sediar a fase final da liga, já está classificada e será o próximo oponente do Brasil. Tudo indica que eles não vão facilitar para os brasileiros (parece que estão perdendo as partidas para o Irã e Polônia com o intuito de desclassificar o Brasil) e tirar Lucarelli e cia. da Liga Mundial não parece ser a tarefa mais difícil. Há uma grande possibilidade da seleção brasileira entrar em quadra apenas para cumprir tabela.

É esse tipo de pressão que estou falando. Com os últimos resultados da chave, o Brasil está cada vez mais pressionado. E esses meninos não são frios como os russos. Está bem claro que individualmente a seleção é boa – ou boa parte dela -. Se o levantador recebesse a bola boa do líbero, levantaria para o atacante de forma ao menos eficiente. Então, não digam que o problema é o levantador ou, pior, o atacante. Se os centrais bloqueassem, o líbero passaria melhor, acredito eu. O líbero está sendo tão criticado, que tenta de qualquer forma chegar na bola e se atrapalha todo. Dá para ver a tensão na face do Mario Jr.

E não, o Brasil não tem banco. Lipe não é decisivo. Ao contrário, ele é do tipo que só joga bem se o time está bem, assim como Vissotto. Isac e Lucas Lóh são os que salvam o banco e o pior: não deveriam estar nele! Repito: Sidão e Lucão não bloqueiam. Estão autorizados para forçar o saque – e realmente devem, mas o aproveitamento é pífio. Éder está contundido, ok. Mas Isac não! Juro que não entendo. Aliás, não entendo um montão de coisas. Não entendo Leandro Vissotto na equipe, não entendo o “Mago” não ter sido aproveitado, não entendo mais atletas do Sada Cruzeiro não sendo aproveitados – além de Wallace.

Alan, que por muito tempo vestiu a amarelinha, Serginho do Sada e até mesmo Felipe, que foi convocado para as partidas na fase do Brasil poderiam ser testados com boa vontade por Bernardinho. Sei que durante a era Bernardo será impossível ver Lorena defender a camisa do Brasil, mas eu gostaria de vê-lo atuando pela seleção. Em momentos de crise como esse, Lorena seria decisivo, diferente de Vissotto, que ocupa sua posição na equipe hoje.

Campanha do Brasil na Liga Mundial

Brasil 1 x 3 Itália
Brasil 1 x 3 Itália
Brasil 3 x 0 Polônia
Brasil 0 x 3 Polônia
Brasil 3 x 2 Irã
Brasil 0 x 3 Irã
Irã 3 x 2 Brasil
Irã 2×3 Brasil
Polônia 3 x 1 Brasil

Captura de tela 2015-08-15 00.48.02

Publicado por Mayara Rufino

tt

pinte

insta

fb

 

Nasci Mayara, mas pode me chamar de Capitolinda. Sou formada em Jornalismo, faço pós em Literaturas Portuguesa e Africanas, e apesar de ser sedentária e das letras, sou apaixonada por vôlei.

Anúncios

2 comentários sobre “Posso provar que o problema da seleção não é o Mario Jr.

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s