Superliga 2013/14: começaram os playoffs do masculino e Sada/Cruzeiro, Vivo/Minas e Vôlei Brasil Kirin saem na frente

Juliana Coelho . @ju_br16
Mariana Miquelino . @marianagermana

Finalmente começaram os tão aguardados playoffs, a reta final da Superliga. Ficam de fora dessa etapa as equipes de Juiz de Fora, Funvic/Taubaté, Voltaço e Montes Claros Vôlei. Definidos os chaveamentos (leia mais aqui), a fase do mata-mata teve início nessa sexta-feira (07.03), com o embate entre Vôlei Brasil Kirin e Kappesberg/Canoas. Sesi – SP e São Bernardo Vôlei encerram a primeira rodada dos playoffs nesse domingo (09.03).

Vôlei Brasil Kirin x Kappesberg/Canoas

Campinas comemora a vitória na primeira rodada dos playoffs. Foto: Vôlei Brasil Kirin/ Divulgação
Campinas comemora a vitória na primeira rodada dos playoffs. Foto: Vôlei Brasil Kirin/ Divulgação

O representante campineiro ganhou em casa da equipe gaúcha por 3 sets a 2 com parciais de 16/21, 21/16, 17/21, 21/11 e 17/15. O time paulistano começou levando um susto dos visitantes, que pressionaram os adversários com bons saques e um bloqueio forte no primeiro set. Logo em seguida, o Campinas conseguiu igualar o placar em um segundo set bastante equilibrado, mas, com muitos erros, cedeu às investidas do Canoas mais uma vez no terceiro set.  No quarto set, foi a vez de o time sulista cometer excessivas falhas, culminando com novo empate dos donos da casa. Em um tie-break de alto nível de ambos os lados, quem acabou por confirmar a vitória no jogo foi o Brasil Kirin.

Quem faturou o troféu Viva Vôlei foi o gigante Gustavão, que, em entrevista à CBV, afirmou que ainda não é hora de comemorações: “No momento decisivo, consegui dois bloqueios importantes e fiquei muito feliz. Mas ainda não é hora de comemorar. Precisamos pensar que ainda temos dois jogos pela frente. Esse aqui não define nada. Vamos tentar fechar na casa deles”. Também teve destaque o bom rendimento de Rivaldo, que pôs a bola no chão 17 vezes pela sua equipe. Mas o maior pontuador do jogo mesmo não estava do lado vencedor: o cubano  Ángel Dennis, do Canoas, foi responsável por 19 pontos.

Vivo/Minas x RJ Vôlei

Ricardo Picinin comanda os minatenistas para a vitória contra a equipe carioca. Foto: CBV/Divulgação
Ricardo Picinin comanda os minatenistas para a vitória contra a equipe carioca. Foto: CBV/Divulgação

O sábado (08.03) foi chuvoso em todos os sentidos para os cariocas: o RJ  Vôlei foi até Belo Horizonte para jogar contra a equipe do Vivo/Minas e  perdeu por 3 sets a 0 com parciais de 26/24, 21/17 e 21/18. Os visitantes  tiveram um bom começo, mas depois o rendimento caiu e não conseguiram  um resultado positivo. O sistema defensivo do Rio de Janeiro deixou muito a  desejar, assim como os saques, e o ponteiro Vini apresentou dificuldades  em diversos fundamentos. Como pontos positivos, podemos destacar o  desempenho do oposto Bob e, principalmente, a boa atuação do também  oposto e recém contratado Alemão (leia mais aqui), que entrou em quadra  já no fim do jogo.

Do lado minatenista, quem realmente soube se impor foi o tcheco Filip, que pôs a bola no chão 15 vezes e não só foi o maior pontuador da partida, mas também levou o troféu Viva Vôlei para casa. O oposto comentou com a CBV a importância do bom entrosamento da equipe: “Nosso time é bem diferente em relação a temporada passada, mas não menos forte. Temos um grupo muito experiente e temos que ficar bem concentrados para jogar na próxima terça e seguir para a semifinal”. De maneira geral, o time, que ganha de 1 x 0 na melhor de três, arriscou muito no saque e seus bloqueios fizeram grande diferença. A tranqüilidade que tiveram para virar as bolas e superar os erros foi fundamental para que os mineiros saíssem vencedores.

Sada Cruzeiro x Moda/Maringá

Sada Cruzeiro vence a primeira partida da melhor de três contra o Moda Maringá. Foto: Renato Araújo/ Divulgação Sada Cruzeiro
Sada Cruzeiro vence a primeira partida da melhor de três contra o Moda Maringá. Foto: Renato Araújo/ Divulgação Sada Cruzeiro

A noite de sábado (08.03) foi de felicidade azul celeste. No jogo mais tranqüilo (porém não muito) dos playoffs até agora, o Cruzeiro sobrepujou, dentro de casa, a equipe paranaense por 3 sets a 0, com parciais de 21/15, 21/14 e 21/17. Os representantes mineiros pressionaram no saque e na excelente defesa, não dispensando o potente ataque já conhecido dos admiradores do bom voleibol. Wallace foi o grande destaque do jogo, faturando os títulos de melhor jogador da partida e maior pontuador, com 14 acertos. Em entrevista à CBV, o oposto destacou o papel da torcida celeste (a que mais perturba os adversários nesse Brasil e que, na partida, guardou vaias especiais para Cléber e Lorena): “A torcida faz toda a diferença. Os nossos torcedores nunca nos deixam na mão. Essa pressão colocada no adversário é grande, mas o time tem que fazer a nossa parte também. Só torcida não ganha jogo”. Disse, ainda, que suas preocupações não estão voltadas para a obtenção de títulos individuais: “Não penso em ser o maior pontuador da Superliga, nem em disputar com quem está pontuando bem. Eu tento ajudar a minha equipe da melhor maneira possível. A questão da pontuação vem como consequência.

Do lado do Maringá, quem mais pontuou foi Lorena, ainda que com o rendimento muito abaixo do seu habitual, marcando apenas 7 pontos. A equipe esteve à frente do placar em apenas uma ocasião no segundo set, mas não conseguiu sustentar a vantagem, cedendo às investidas adversárias.

Programa o despertador…

Hoje (09.03), às 13:00, a Vila Leopoldina será palco do embate entre Sesi – SP e São Bernardo Vôlei. A partida será televisionado pelo SporTV.

 

Anúncios

2 comentários sobre “Superliga 2013/14: começaram os playoffs do masculino e Sada/Cruzeiro, Vivo/Minas e Vôlei Brasil Kirin saem na frente

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s