Conheça os novos rostos – e braços – do RJ Vôlei: Alemão, Everaldo e Rafael

Juliana Coelho . @ju_br16
Mariana Miquelino . @marianagermana
Mayara Viegas . @1relicario

O Linha das 5 conversou, com exclusividade, com os três reforços da equipe do Rio para os playoffs da Superliga: o líbero Rafael, já conhecido pela torcida carioca, o ponta Everaldo e o oposto – e polêmico – Alemão. Os meninos falaram da emoção de representar a cidade, a responsabilidade de entrar no time já na reta final do campeonato e sobre a rivalidade Minas x Rio. O novo oposto brincou todo o tempo com a equipe do blog e não deixou a polêmica de lado ao falar dos rivais. Cá entre nós: polêmica deve ser a segunda função da posição.

Da esquerda para a direita: Alemão, Evandro e Rafael vieram para distribuir o trabalho no RJ.
Da esquerda para a direita: Alemão, Everaldo e Rafael vieram para distribuir o trabalho no RJ. Foto: Mayara Viegas/ Linha das 5

Na segunda de carnaval (3), Índio, capitão e levantador do RJ Vôlei avisou a equipe do Linha sobre as boas novas: três reforços haviam sido contratados pelo time carioca para encarar os playoffs da Superliga. Sem nomes ainda, guardamos ansiosamente a informação. Na quinta-feira, 06, após a data festiva, os novos rostos e braços da equipe foram revelados: o líbero Rafinha, que participou da conquista do campeonato na temporada de 2012/13 do clube, o oposto Alemão e o ponteiro Everaldo. Ambos os atletas vieram da Superliga B, graças ao regulamento da própria Superliga, que permite a inscrição de jogadores que não estão jogando a outra série do campeonato. Nossa equipe esteve na apresentação dos atletas, no Tijuca Tênis Clube e conversou com os eles.

O ponta Everaldo tem 34 anos , 1,93m de altura e é de Timóteo (MG). Foto: Mayara Viegas/ Linha das 5
O ponta Everaldo tem 34 anos , 1,93m de altura e é de Timóteo (MG). Foto: Mayara Viegas/ Linha das 5

Houve um treino antes, e diferente do que pensávamos, o grupo já estava bastante entrosado. Além do novo líbero, Rafael, já conhecer alguns jogadores e parte da comissão técnica, o ponta Everaldo também tinha uma experiência anterior com uma peça importante do Rio:

Everaldo: Já havia jogado com grande parte dos jogadores que estão aqui. Já conheço o Marcelo (Fronckowiak) de outras temporadas, já tive o prazer de quase trabalhar com ele no Minas e nos encontramos fora do Brasil (na França) e fui contratado por uma equipe por uma indicação dele. A convivência aqui é bem legal, tá todo mundo muito a fim de verdade de ajudar a equipe na situação que viveu nesses últimos meses. Nós (os novos) viemos com essa responsabilidade e vamos entrar no 100% como todos estão se dedicando até hoje e não largaram porque estão acreditando.

Rafinha, que tem como responsabilidade dividir o trabalho com Mário Jr. na equipe, diz que está honrado de representar novamente o Rio em quadra, mas que o nervosismo é o mesmo de sempre, principalmente por voltar ao time na fase do mata-mata:

Rafael: Ah, sempre dá aquele friozinho na barriga, certo nervosismo. Mas como já fazia parte do grupo do ano passado, o pessoal me recebeu bem. Não tem aquele tempo de adaptação, né? O Marcelo (Fronckowiak) é um grande cara e o pessoal que ficou aí é muito bacana. E esse período de adaptação, de ficar mais de canto, não existiu. Isso facilitou bastante.

O líbero Rafael tem 30 anos, 1,80 m, e é de Blumenau (SC). Foto: Mayara Viegas/ Linha das 5
O líbero Rafael tem 30 anos, 1,80 m e é de Blumenau (SC). Foto: Mayara Viegas/ Linha das 5

E sim, eles estão preparados para jogar contra o Vivo/ Minas, na primeira partida de três (se houver necessidade) que acontece amanhã (8), às 10h, em Belo Horizonte.

Mayara: Vão estrear contra o Minas?

Alemão: Sim, vamos estrear contra o Minas. A expectativa é que se a gente não passar, a gente vai ficar muito triste. Eu, pelo menos, estou assim. Querendo muito, muito, muito ir para essa semifinal e acho que condição não falta. Pelo que eu conheço do grupo, pelo que vi, acompanhei do campeonato por que quem está de fora acho que acompanha melhor do que quem está vivendo porque está mais preocupado em tentar organizar o próprio time. E eu, como estava de fora, fiquei um tempo parado, fiquei assistindo as rodadas pela televisão e sei que (o time) tem condições totais de passar para a semifinal.

Mariana: Vai ser uma superação mesmo, né? Todas as dificuldades que vem tendo, apesar de o grupo ter um bom resultado dentro dessas condições…

Alemão: É… Quer queira quer não, se usar isso tudo que aconteceu durante a temporada, acho que é uma das melhores motivações porque você jogar uma temporada inteira no básico, sempre tendo uma dificuldade te puxando e você tendo que todo dia cobrir o de alguém, fazer alguma coisa a mais, fazer uma coisa por amor ou que não seja só o financeiro… Acho que isso faz com que as pessoas cresçam, né. Nas dificuldades que as pessoas crescem. Eu vim ‘pra’ cá… Tenho uma história de lesão, tenho uma história de superação diferente da deles que é uma história de se manter no cenário sem o dinheiro próprio, sem a condição financeira e treinar com um grupo de nove! Então, acho que usar todos esses problemas como forma de se motivar acho que está muito além do cenário do Minas.

O oposto Alemão tem 25 anos, 1,89 m, e nasceu em Mauá (SP)
O oposto Alemão tem 25 anos, 1,89 m e não nasceu na Alemanha: é de Mauá (SP). Foto: Mayara Viegas/ Linha das 5

Nesse momento, o mais novo oposto do RJ Vôlei vai além e analisa o contraste da situação entre as duas equipes que se enfrentarão amanhã:

Alemão: O Minas treina todo dia num ‘ginasiozinho’ (sic) com ar-condicionado e tem, sei lá, vinte pessoas no elenco… Eles estão jogando a Superliga igual sempre jogaram. Aqui não, aqui eles (os jogadores do RJ) estão sempre com uma ‘picuinha’ acontecendo, alguma coisa forçando para eles virem de manhã…

Mariana: De certa forma é uma vantagem, né? Em relação…

Alemão: É! Você está sempre incomodado, sempre fora da zona de conforto, né. Então você está sempre mais atento. Acho que isso diferencia.

Ainda sobre a rivalidade Minas x Rio, que disputarão novamente uma partida decisiva (na temporada passada, os dois times se enfrentaram pelas quartas de final da Superliga com o time carioca eliminando os minatenistas, e, logo depois, os clubes se enfrentaram no Sul-Americano e a vitória foi do Minas), Alemão mostrou ter vontade maior de vencer:

Mayara: Tem muito mineiro nesse time!

Mariana/Juliana: Muito mineiro.

Alemão: Eu joguei desde infanto no Campeonato Mineiro, eu comecei em Minas, joguei em Minas a minha vida inteira e quem cresce não jogando no Minas cria um ‘ódio’ do Minas, porque é tudo moleque marrento, tudo moleque … (sic) Desde criança é a mesma postura, uma pessoa que saiu de base do Minas, mesmo que esteja em outro time, já jogando no profissional, você vê que ele tem outra postura, um jeitinho assim que dá uma vontade de…

Mayara: Dá uma raivinha, né?! (risos)

Alemão: É!

Mariana: E isso é só pro Minas ou é pro Cruzeiro também?

Alemão: Ah, o Cruzeiro eu não falo nada que eu joguei lá, né? (risos)

Mariana/ Mayara/ Juliana: Ahhhh!

Mayara: Mas você pode jogar um dia no Minas… E aí?

Alemão: Ah, a gente fica lá, né… (risos) Aí a gente olha a conta bancária antes de treinar e pensa: “ah, deixa quieto”.

Mariana: E dos cariocas você tá gostando?

Alemão: Sim, sim, sim! Eu já fiquei aqui. Eu sou da seleção militar, né? Eu treino na Urca. Desde 2011 que eu venho treinando aqui.

A estreia dos três será amanhã, às 10h, no Minas Tênis Clube, Belo Horizonte (MG). Os ingressos estão sendo vendidos pela internet e a partida será transmitida pelo SporTV. O segundo jogo será no Tijuca Tênis Clube (RJ), na próxima terça-feira (11). O terceiro embate (necessário apenas em caso de desempate) será em BH.

Um comentário sobre “Conheça os novos rostos – e braços – do RJ Vôlei: Alemão, Everaldo e Rafael

Deixe seu comentário!

