Sada Cruzeiro se vinga dos Russos e é o melhor clube de vôlei do mundo

Mayara Viegas
@1relicario

Sada Cruzeiro é o primeiro clube brasileiro campeão mundial. Foto: Sada Cruzeiro/ Divulgação

Tudo nos leva a crer que o trauma da prata na Olimpíada de Londres, em 2012 e da Liga Mundial 2013 diante dos gigantes da Rússia ficou para trás: uma semana após a seleção brasileira eliminar os russos nas semifinais do Mundial Sub-23 e faturar título inédito diante da Sérvia e em casa, o Sada Cruzeiro venceu o Mundial de Clubes, também em casa, em ginásio com mais de 7.000 pessoas em final contra o time russo Lokomotiv Novosibirsk.

O título é inédito no Brasil: o Sada Cruzeiro é o primeiro clube brasileiro campeão mundial e a vitória foi categórica: 3 sets a 0 numa final (25/20, 25/19 e 25/20).  E o melhor: de revanche. Revanche em nome dos brasileiros, que tinham duas finais engasgadas contra a Rússia e em nome do cruzeirenses: o clube havia perdido uma partida contra o Lokomotiv na fase preliminar da competição, no tie break e com arbitragem duvidosa.

Os russos têm um cubano? Os cruzeirenses têm dois! 

Camejo, oposto do clube russo, durante a primeira partida provocou o também oposto Wallace, conhecido por sua postura “cubana” em quadra. E após eliminar o Trentino nas semifinais, assumiu a vontade de disputar a partida decisiva com o time brasileiro. O desejo do cubano “russo” surtiu efeito: a equipe celeste venceu o UPCN, da Argentina, e partiu para a final. Camejo queria o adversário mais forte e conseguiu, mas o lado cruzeirense tinha dois cubanos, enquanto os russos tinham apenas um. Mesmo com marcações erradas contrárias à equipe celeste, o Sada Cruzeiro atropelou a “locomotiva” russa.

Wallace foi eleito o melhor jogador do Mundial de Clubes. Foto: Douglas Magno

Wallace, que fez parte das seleções de prata de Londres e da Liga Mundial, em Mar del Plata, na Argentina, foi responsável por 12 pontos da partida e saiu consagrado como melhor jogador do campeonato.

– É difícil falar, porque não depende só de mim, eu dependo do ponteiro, do líbero, do levantador. Então, cada pedacinho do meu troféu individual é do time. Eu entro sempre em quadra com a mentalidade de ajudar o time da melhor maneira possível. E acho que nesse campeonato eu consegui ajudar, acho que fiz bem o meu papel. Além disso, preciso agradecer a toda a nossa torcida também, que nos ajudou sempre; disse o MPV do Mundial.

Serginho é eleito a melhor defesa do Mundial. Foto: Sada Cruzeiro/ Divulgação

Já o cubano de verdade, Yonady Leal, foi o maior pontuador da partida, com 13 pontos marcado pela equipe celeste. O ponteiro cubano, de acordo com a comissão julgadora do evento, junto com Divis, representante da equipe Lokomotiv, foram os melhores na ponta. Na defesa, o melhor foi o líbero Serginho, do Sada. E mais um prêmio individual para a equipe: William foi eleito o melhor levantador.

Essa é a segunda vez que o Sada Cruzeiro disputa uma final no Mundial de Clubes. Em Doha, na edição anterior, a equipe italiana Trentino ganhou a decisão e se sagrou tetracampeã. Nas semifinais em Betim foi eliminada pelo Lokomotiv.

Em Minas, o título só poderia ser da equipe cruzeirense. O segundo lugar ficou com a equipe russa. O Trentino ficou com o terceiro lugar no pódio e pela primeira vez na história da competição uma equipe da Itália não disputou a final.

Wallace, Wiliam, Leal, Filipe, Éder, Douglas, Isac, Serginho, PV, Vinhedo, Luis Diaz, Kachel, Marcelo Mendez, toda a comissão técnica celeste, e o presidente do Grupo Sada e amigo do vôlei, Vittorio Medioli, fizeram história.

Que apareçam muitos reis, muitos magos, muitos cubanos brasileiros e cubanos cubanos e presidentes de empresas amigos do esporte para que o vôlei brasileiro escreva mais linhas na história do vôlei mundial.

Anúncios

2 comentários sobre “Sada Cruzeiro se vinga dos Russos e é o melhor clube de vôlei do mundo

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s